terça-feira, 9 de junho de 2009

Como seria se substituissemos a democracia, pela meritocracia?

Vamos imaginar que um Politico para ser eleito presidente de Câmara Municipal, ele deveria ter sido o melhor presidente de Junta de Freguesia. Pronto, cada Freguesia, um presidente, e a Freguesia mais bem desenvolvida, a que mais cresceu, melhorou, então, levaria á Câmara Municipal o seu representante.

E então, num Parlamento, o melhor Presidente de Câmara, aquele que melhor cuidou de uma cidade, avenidas, hospitais , e, escolas, seria eleito como Deputado.

E o melhor Distrito, o mais bem governado, em termos de educação, segurança, limpeza, etc então, Propunha os Candidatos do seu Partido para formar um Governo !!

Acho que assim, haveria realmente uma boa razão, para cada um, querer fazer melhor que o outro, para merecer o cargo, exactamente como acontece no mundo empresarial, desportivo, industrial, e artístico.

Exemplo: Na democracia actual em Portugal eu com 99kg de peso, poderia ser eleito para representar o atletismo nacional nos Jogos Olímpicos, mas na meritocracia, seria alguém mais bem preparado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Porém, a meritocracia daria imenso trabalho e os portugueses (sobretudo os "barões" políticos) prezam apenas os tachos... enquanto aos que labutam (já nem me refiro a "viver") arduamente sobram as taxas!
É a DEMOcracia! ;S